segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

- "Certamente ele vai morrer esta noite! "


 Lendo o poema " Entardecer" no blog de uma amiga do diHitt, é inevitável pensar que, a gente deixou vez ou outra, coisas para trás, que poderiam ter sido feitas, mas que foram adiadas para um amanhã qualquer.
  O poema, escrito por Victtoria Rossini, faz pensar.
  Bom seria, que pudessemos lembrar a cada manhã de um novo dia, de o vivermos como que fôssemos quase morrer, ao dormir à noite. Porque, o dia, com certeza, terá acabado para sempre... e ficaremos nós, lembrando as coisas que fizemos, ou não.
  Melhor aproveitar cada dia, não com a ansiedade de pensarmos que será o último de nossa vida, porque então, a gente fica escrava do medo de "perder o tempo" (que na verdade nunca pode ser "nosso"). Contudo, é quase isto!
  Ao nos aproximarmos dos 60 anos de vida, com certeza, mesmo que tudo esteja bem, talvez já tenhamos notado, que o tempo escorre pelos dedos das mãos, se o tentarmos agarrar, e que, ao mesmo tempo, não pode mais ser desperdiçado, pois o amanhã é menos importante do que o hoje e viver cada dia, no ritmo que nos convém, é a melhor coisa a fazer.
  Mesmo tendo tido a tendência a valorizar muito mais o presente, do que o futuro ou passado, pelo menos para mim, a vida passou a ser vivida passo a passo ...  e o dia ? 
   ...bem, tento estar nele  com a consciência que o estou vivendo do melhor modo que escolho viver "este" dia, ou pelo menos as horas em que sou livre para fazer opções. Sou hoje plena e irremediavelmente consciente de que ele será único e que morrerá ao nascer de uma nova manhã!
   Por isto, mais que nunca, estou inteiramente presente nele- no agora !
   Nem sempre a gente pode escolher tudo o que fazer, a cada dia, mas certamente, posso escolher como agir e me sentir, diante da maior parte das coisas, que não puder controlar . Será maravilhoso se pudermos aprender como sentir que não estamos desperdiçando nosso dia, porque o estamos vivendo plenamente e dentro dos padrões de nossas escolhas, sempre que possível, não é?

  Boa semana, meus amigos. Vera.

Obs.: o site onde vi o poema é o da Rose Nakamura.

10 comentários:

  1. Olá minha querida,

    Disseste bem, sentir que não estamos disperfiçando nossos dias é um aprendizado.
    Apesar de acreditar fielmente que é necessário se organizar para o futuro, sem quantitividades, me rendo ao fato da importância de se viver um dia pós o outro.
    Afinal, a felicidade é um conjunto de vários momentos bons reunidos em uma só vida.

    Adorei a leitura!

    Um forte abraço e um carinhoso beijo!

    ResponderExcluir
  2. O tempo é escasso e viver é preciso!

    Abraço
    Kellen

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga,

    Parabéns pela postagem.

    Texto excelente e nos remete a refletir no nosso cotididano.

    Precisamos lembrar que o entardecer virá para todos, e o nosso.... (depois dos 60) está mais próximo. Vamos nos preparar, sempre.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  4. OI Vera!!

    Adorei seu blog!! Cheio de textos interessantes, saborosos!! Parabéns!!

    Com relação a esse post, posso dizer que , independente da idade, o tempo corre na velocidade de cada um. Para aqueles inativos, o relógio é uma carroça velha, e vivem sempre reclamado. Para os que não "perdem tempo", todo tempo ainda é pouco. Não pensam em parar. São apaixonados pelo movimento e movidos pela Paixão. E claro, não têm tempo para reclamar e choramingar misérias!!

    Além de estar no WordPress, tenho também um blog no Blogspot.

    Me siga aqui também:

    http://memoriasdeebrael.blogspot.com/

    Te espero lá!! Bjs Vera!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sérgio! Que bom que gostou. E quero dizer que você tem razão quando fala que "é necessário se organizar para o futuro", claro ! quando somos jovens nem pensamos nisto, mas depois, sentimos que é fundamental podermos manter a independência financeira para um envelhecer seguro e com dignidade. Vou te visitar em teu blog. Abraço,Vera.

    Minhas novas amigas Kellen e vovolili, irei conhecendo aos poucos cada uma das amigas, em seus blogs. Agradeço o carinho. Abraço, Vera.

    Ebrael, também já conheço um pouco seu site e retornarei, com certeza. Obrigada pelo incentivo.Abraço, Vera.
    ò, pessoal, não sabia como responder a cada um em separado aqui... estou aprendendo ainda, tá? mas chego lá... ( se não ficar com alzeimer antes!oh,oh)

    ResponderExcluir
  6. Amei essa quase divagação pelo nosso tempo, nossos valores e que valor damos ao dia.

    Eu, particularmente, faço uma junção do presente agarrando o futuro.
    Saio desbravando essa floresta e tentando limpar o caminho. Sempre encontro uma relva para deitar.O que é muito bom.

    Beijos minha linda, adoro discorrer sobre esses temas, aliás, meu blog trata mais ou menos dessa nova vivência na maturidade.

    Maria Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria.
    Você parece sim, uma pessoa que tem a sensualidade e sensibilidade prontas para aproveitar, dos caminhos, o que possa dar a "sensação" de prazer ou felicidade (como deitar na relva...)
    Agora, quer me dizer porque, quando coloco seus comentários, não sai o seu link ( a sua foto)? Estou fazendo igual, para todo mundo! Por que? Por que?

    ResponderExcluir
  8. Maria Souza, por favor,veja o post: depois do silencio, as palavras transbordam...
    E aproveite pra visitar minha outra amiga Maria da Graça. Acho que vocês tem algo semelhante...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Vera,
    que belo texto. Realmente devemos nos preocupar em não desperdiçar o tempo. A vida deve fluir naturalmente sem afobação, mas sim bem vivida.

    Parabéns pelo belo blog.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ola!
    Li o teu texto , adorei e vi a referência a poesia qu escrevi, fiquei feliz de teres lembrado..
    Prq esa ideia da areia escorrendo na ampunheta nos da um sentido de urgência na vida, q tira a nossa paz para curtirmos, a vida, os seres, as coisas, hj parece q tudo tem data de vencimento rsrsr
    Até nós!!
    ;)))
    adorei o blog
    ahh o link da poesia para quem quiser ler
    bjs a todas
    http://victtoriarossini.blogspot.com/2009/06/entardecer.html

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias