domingo, 1 de abril de 2012

Felicidade, para mim, é...

Tantas coisas fazem os momentos felizes! A gente pode encontrar com eles pelo caminho, ou pode criar estes momentos. É preciso estar disponível para a vida e, evidentemente, estar numa vida que proporcione a benção de bons momentos.
Mas a felicidade mesmo, aquela que pega fundo, que parece ser o suporte do nosso jeito particular de ser e estar no mundo, que traz paz, pra mim, é ter alguém para amar! Amar profundamente, o que traz à superfície, por momentos, o melhor do que somos. E, nos sentimos felizes em refletir o melhor de nós, mesmo que saibamos que não somos luz o tempo todo, que não somos perfeitos, como nada é. Amar profundamente algo ou alguém, traz esperança e inspiração! Porque nos ensina a compaixão, e portanto, a não dividir o outro, e a nós mesmos, em duas partes irreconciliáveis - o bom e o mau.
Quando descobrimos que é isto - poder amar - que nos traz felicidade, paramos de buscar em todos os caminhos, mas ao mesmo tempo nos abrimos para o que nos parecer trazer esta possibilidade como verdade. Então, ser feliz passa a ser, a qualquer momento, encontrar ou decidir crer que ali está uma pessoa especial. E será especial porque e enquanto para ela e perante ela, pudermos ser especialmente amorosos e compassivos, se o quisermos ser. Sentir-se feliz, pode ser constatar que se tem uma longa e bonita  história de relacionamento com alguém, e no qual a gente permaneceu atuando na vida, e não à margem dela.
   Embora, para muitas pessoas a doença possa trazer a atenção de que necessitava e portanto, momentos felizes, ela é como um grito do corpo a nos mostrar que algo nos falta e, no mínimo, nosso amor para com o próprio corpo, que por diferentes razões, até genéticas, precisa de cuidado amoroso. Sem dúvida, para mim, felicidade mesmo, junto com amar, é ter saúde! É verificar que, após um diagnóstico de início muito preocupante que assusta, no final das contas tudo ainda está bem, e que você está pleno de possibilidades, e tem a felicidade de, na posse dos sentidos, ser independente, livre e útil, com sorte, pelo resto de sua vida. Então, quantos momentos felizes terá ao ler tranquilamente um livro, tirar fotos, porque a visão, além dos outros sentidos, lhe permite relacionar-se com o mundo de uma forma menos restritiva! Para muitos ainda, apesar das restrições na saúde que sofreram, felicidade está em ainda amar a vida, apesar de tudo.
  Além da saúde, felicidade é poder amar, por sentir-se amada. Ou ainda, perceber o esforço que o outro faz no relacionamento com você, para compreender e aceitar que pessoas são diferentes e por isto, seu modo de crer na vida e demonstrar afetividade, também o é. Então, quando e se o outro o aceita e o respeita, você se sente feliz. Porque, para mim, felicidade é quando não preciso ter medo de ser feliz, nem vergonha de demonstrar minha afetuosidade.
  Porque o que nos faz infeliz é reter as boas sementes, os gestos espontâneos de amor e vida, quando a terra não é fértil! Porque, o contrário de ser feliz é o movimento de castrar o impulso da vida. Ser feliz é encontrar ou preparar solo fértil para plantar.
  Felicidade são momentos, sim. É quando posso demonstrar meu afeto e o outro o recebe. É poder ser aquilo que a gente mais necessita ser e que nos leva para um impulso em direção à uma vida saudável. O mais, vem como inspiração decorrente...
Foto e texto: Vera Alvarenga
Escultura: Vera Alvarenga.

8 comentários:

  1. O amadurecimento somado ao sentimento cristalino, só pode nos colacar em estado de plena harmonia e graça. esse é meu sentimento em relação ao seu texto. Cesar Alvarenga.

    ResponderExcluir
  2. Querida, hummmm que bonito comentario do Cesar!
    Concordo com ele e estou aqui sorrindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou rindo aqui..rs..
      qdo. ele disse que comentou,fui logo ler, curiosa para saber o que ÊLE sentiu a respeito do tema...e ele me disse:
      - Nada a ver com o que EU SINTO. Isto é o que penso(sinto) que VOCÊ estava sentindo, quando escreveu..rs...
      Homens são mais discretos a respeito do que sentem,não é? E, escrever e sentir podem ser coisas distantes.. rs...
      Beijos,

      Excluir
  3. .


    Um texto de muito bom gosto.
    Voltarei para aprender mais.

    Ah, estou seguindo o seu blog
    o que não a impedirá de também
    seguir o meu.

    Beijos,

    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  4. Verinha...´sabia amiga.
    Percebe-se que endureceu sem jamais perder a ternura.
    Quem sabe eu chego lá?
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo pouco que conheço de você Marcela e de seu desejo de viver consciente e leal a seus sentimentos,penso que chegará sim, e ultrapassará, com certeza..Penso que me perdi um pouco de mim( meu entusiasmo) em algum ponto do caminho, mas vocês meninas/mulheres da geração após a minha, antes de perderem a alegria da espontaneidade,talvez percebam que nem sempre é preciso lutar, às vezes, é melhor deixar de lado as expectativas, apenas virar para outro lado e deixar fluir o que melhor a gente tem, sem pedir licença pra isto..rs... Eu estou tentando chegar, sabe onde? ao presente, e de um modo que me sinta mais leve!..rs...
      Vera Alvarenga

      Excluir
  5. Vera, não tenho recebido suas atualizações. Está tudo bem?!

    Amiga, voce é minha parte feminina que me compreende 100%. Adoro tudo que faz, sorrio ao te ler, ver suas belissimas imagens e sempre sinto saudades de ti.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sissy! Como respondi à Atena agora pouco, às vezes me calo em respeito a algo/alguém que se foi, um sonho, um desejo, uma fase de vida que em mim mesma ou no mundo se esgotou e eu a sinto como perda nem sempre fácil de superar... Não me engano, vivo meus lutos...depois recomeço, de algum ponto, ou continuo com a alegria interior que sempre está lá.
      Meu marido quer ir ao Rio ver irmãos e eu, se for, vou dar-lhe um abraço, pessoalmente.
      Beijos e boa semana!

      Excluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias