quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Estava assim, florido, agora, precisamos aprender a ter paciência...




No inicio da Primavera de 2016, a Iris do jardim que projetei há mais de 1 ano atrás, estavam começando a florir( esta planta tem floração na Primavera e verão). Como ja era a 3 fase de floração, algumas folhas com seus talos de flor, estavam já com 3 ou 4 flores, enfeitando lindamente o gramado e jardim!
Contudo, jardineiros desavisados cortaram 23 galhos desta planta quando estava no inicio da floração (que seria nesta Primavera e verão), por pensarem que não deviam ficar sobre a grama e que os galhos não iam mais florir. Bem, esta planta terá sempre suas folhas com flores mais pesadas e por isto, se curvarão elegantemente sobre a grama. Esta linda planta, NÃO PRECISA NUNCA SER PODADA, A NÃO SER PARA TIRAR SEUS GALHOS MARRONS OU AMARELOS( QUE SERÁ UM SINAL DE FUNGOS). Após 1 ano e 3 fases de floração cada folha com talos de flores já estava dando 3 ou 4 flores. Ficou assim: 

É uma pena! mas acontece. Contudo, podemos perceber algumas lições: A de que um profissional responsável por um jardim( ou seja lá por que for) e que disto tira seu salário, deve procurar conhecer algo sobre a flor que é plantada nele e que é perene, pois dela deverá cuidar por muito tempo! (além disto, podar florar na Primavera é pelo menos estranho...). Como profissionais em qualquer área temos a responsabilidade de nos interessar pelo que fazemos para fazer do nosso trabalho algo que nos dê realização pessoal. A outra lição é para nós todos. Todos cometemos erros. E só tendo a humildade de reconhecê-los podemos tentar consertá-los ou evitar repetí-los.
Há profissionais que não gostam quando damos orientação a título de cooperação e não as aceitam sem ofender-se, como se quiséssemos saber mais do que eles. Não foi o caso aqui, pois só sei o que estou aprendendo quando me interesso em pesquisar. Entretanto, Tenho a sorte de conviver aqui com pelo menos 1 dos jardineiros que, ao ouvir minha orientação sobre a atitude diante desta planta para o futuro, o que fiz em tom "penalizado" mas francamente amigável, me disse que agora não aconteceria mais. Assim a 3ª lição é que, mesmo não tendo a profissão de jardineira, se pudermos ajudar na orientação, também é viável, desde que nos lembremos que também cometemos erros e que é normal enfrentarmos 2 atitudes neste caso: a daquele profissional que não diz nada mas se ofende e a daquele que francamente quer cooperar e reconhece que todos aprendemos juntos.
 CUIDAR DE FLORES é como CUIDAR DE RELACIONAMENTOS..quando cometemos um erro, precisamos aprender a ter paciência e respeito pelo ritmo de cada planta para poder ver ou colher flores ou frutos novamente, e isto só será possivel se nos comprometermos com este trabalho de cuidar daquilo com o que estejamos envolvidos, ou pelo que somos responsáveis. Um jardim ou nossa vida é assim... requer comprometimento, responsabilidade e carinho, não é mesmo?

Um comentário:

  1. Vera, eu adoro jardinagem. Agora tenho algumas coisinhas fofas em casa. Mas nunca fui boa para cuidar de violetas, são super delicadas. Bom, preciso contar que meus gatos são danados, sempre estragam minhas plantas.
    Lola come tudo que flor vermelha (rosas e begonias), o outro estraga ramos e morde... aiiii.... as folhas de minha orquidea! Afff...

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo! Obrigada.

Clic para compartilhar com...

Compartilhe, mas mantenha minha autoria, não modifique,não uso comercial

 
BlogBlogs.Com.Br
diHITT - Notícias